Pedro Silva (ABTF Betão-Feirense) conquistou hoje a segunda etapa e a camisola amarela do Grande Prémio Jornal de Notícias. O minhoto foi o mais rápido ao cabo dos 151,8 quilómetros, com partida e chegada em Vila Nova de Gaia.
Foto: Pedro Correia/JN
A história da etapa e, provavelmente, do Grande Prémio começou a ser escrita com cerca de um terço da distância de hoje percorrido. Um grupo com 25 elementos, entre os quais grande parte dos chefes-de-fila das diferentes equipas, ficou em frente de corrida.
Inicialmente, o pelotão ainda tentou reagir. No entanto, perante o insucesso da perseguição, acabou por desistir desse objetivo. E os homens na dianteira puderam discutir entre eles a etapa e dar um passo de gigante para se colocarem como candidatos ao triunfo final na prova.
Dos fugitivos iniciais, resistiram 22 homens na dianteira. O mais veloz acabaria por ser Pedro Silva, diante de Tiago Antunes (Efapel Cycling) e de Tomás Contte (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) segundo e terceiro, respetivamente. Os primeiros elementos do pelotão gastaram mais 9m45s do que o vencedor da etapa, o que levou Leangel Linarez (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) a ceder o comando da geral.
Pedro Silva passou a vestir de amarelo. tendo dois segundos de vantagem sobre Contte e seis relativamente a Tiago Antunes. Entre os corredores que integraram a fuga estão homens com potencial para provocar uma reviravolta na classificação, quando chegarem as etapas mais duras. É o caso de Frederico Figueiredo (Sabgal-Anicolor), Luís Gomes (Gi Group Holding-Simoldes-UDO), Francisco Peñuela (Rádio Popular-Paredes-Boavista), Afonso Eulálio (ABTF Betão-Feirense), Joaquim Silva (Efapel Cycling) ou Emanuel Duarte (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car).
Pedro Silva é também o primeiro na classificação por pontos, Cristobal Ramírez (Technosylva Maglia Bembibre) comanda a montanha, João Silva (Óbidos Cycling Team) é o melhor jovem, Francisco Guerreiro (Gi Group Holding-Simoldes-UDO) está à frente nas metas volantes, Tomás Contte é o melhor combinado, Nicolás Tivani Aviludo-Louletano-Loulé Concelho) manda nos sprints especiais e Frederico Figueiredo assume o protagonismo nos pontos quentes. A Efapel Cycling está no topo da geral por equipas.
A terceira etapa, a disputar na terça-feira, terá 146,8 quilómetros, com partida (12h00) e chegada (15h45) no Pavilhão Multiusos de Gondomar. O percurso conta com um prémio de montanha de segunda categoria (km 56,5) e outro de terceira (km 88,1).