Gonçalo Costa entra a ganhar no contrarrelógio

Gonçalo Costa (Academia Efapel de Ciclismo) conquistou a primeira etapa do Grande Prémio Alves Barbosa, um contrarrelógio individual de 10,5 quilómetros, disputado em Montemor-o-Velho.

Campeão nacional de contrarrelógio na categoria de cadetes, Gonçalo Costa não deixou créditos em pernas alheias e bateu toda a concorrência com um registo de 14m21s. Quem mais se aproximou foi Dimas Mota (Landeiro/KTM/Matias & Araújo), gastando mais seis segundos. O terceiro classificado, a nove segundos, foi Afonso Monte, colega de equipa do vencedor da etapa.

Com o resultado de hoje, a Academia Efapel comanda individual e coletivamente e tem a vantagem de dispor de três corredores no top 10 para jogar taticamente. No entanto, a edição de 2024 do GP Alves Barbosa está longe de estar decidida, porque ainda faltam duas etapas, certamente, com muita história para escrever.

A segunda tirada, neste sábado, começa às 15h00, em Montemor-o-Velho, e termina, cerca das 17h00, em Águeda, depois de percorridos 75 quilómetros. Duas contagens de montanha nos derradeiros 25 quilómetros, prometem fazer alguma seleção de valores.

As decisões ficam, contudo, guardadas para a terceira e última etapa, que, no domingo, liga Coimbra (10h00) a Montemor-o-Velho (12h00). O percurso de 83,3 quilómetros é de constante sobe e desce, contando com cinco prémios de montanha, o último coincidente com a meta, no Castelo de Montemor-o-Velho.

Ciclismo + TV