Remco Evenepoel vence a Barbantse Pijl frente a Wout van Aert, Morgado faz terceiro

Num regresso verdadeiramente triunfal à competição, Remco Evenepoel conquistou esta quinta-feira a Brabantse Pijl 2025, superando o compatriota Wout van Aert numa chegada emocionante após uma longa fuga.

O campeão olímpico mostrou estar em excelente forma no seu regresso, colocando um ponto final em meses de ausência com uma exibição autoritária e uma vitória ao sprint frente a Wout van Aert.

A corrida começou com uma fuga de seis homens: Tuur Dens (Team Flanders – Baloise), Jens Reynders (Wagner Bazin WB), Joren Bloem (Unibet Tietema Rockets), Ådne Holter (Uno-X Mobility), Iúri Leitão (Caja Rural – Seguros RGA) e Antonio Jesús Soto (Equipo Kern Pharma). O grupo manteve-se na frente até aos 48 quilómetros do fim, momento em que o pelotão os alcançou e a corrida explodiu.

Nesse instante, Evenepoel e Van Aert atacaram com força, assumindo a dianteira após fortes acelerações, principalmente do homem da Visma. A sua movimentação criou uma divisão clara, e pouco depois, o jovem britânico Joseph Blackmore (Israel – Premier Tech) conseguiu juntar-se à dupla, formando um trio de luxo na frente da corrida.

A colaboração entre os três revelou-se eficaz, com a vantagem a estabilizar em torno de um minuto. Apesar dos esforços dos perseguidores, o trio manteve-se firme até à entrada na última volta, quando a diferença foi reduzida para 34 segundos.
Foi então que Evenepoel atacou na subida empedrada da Hertstraat, deixando Blackmore para trás. O britânico foi rapidamente absorvido pelo grupo perseguidor, enquanto Van Aert e Evenepoel mantiveram o ritmo alto, consolidando novamente a vantagem.

Quando os perseguidores começaram a atacar-se mutuamente, sobretudo na Moskesstraat, a diferença voltou a crescer, ultrapassando os 50 segundos. A resistência dos dois belgas na frente revelou-se implacável.

Com 2 quilómetros para o fim, a colaboração entre os dois líderes terminou. Van Aert recusou-se a passar pela frente, tentando guardar energias para o sprint. Mas Evenepoel manteve-se no comando e, já dentro dos últimos 300 metros, lançou o sprint com confiança — surpreendendo Van Aert e vencendo com autoridade.
Na luta pelo último lugar do pódio, ANtónio Morgado foi o mais forte dos restantes, superiorizando-se no pelotão para conquistar um brilhante 3º lugar na Bélgica.

Top 3 da Prova:

Top 10 da Classificação:

01Remco Evenepoel (Soudal Quick-Ste03:35:14
02Wout van Aert (Team Visma | Lease a Bike)+ 00
03António Morgado (UAE Team Emirates-XRG)+ 27
04Alex Aranburu (Cofidis)+ 27
05Eduard Prades (Caja Rural-Seguros RGA)+ 27
06Fabio Christen (Q36.5 Pro Cycling Team)+ 27
07Neilson Powless (EF Education-EasyPost)+ 27
08Thomas Silva (Caja Rural-Seguros RGA)+ 27
09Milan Menten (Lotto)+ 27
10Tibor Del Grosso (Alpecin-Deceuninck)+ 27
Ciclismo + TV