O jovem corredor Tiago santos (Anicolor/Tien 21) venceu a terceira etapa da 32ª Volta a Portugal do Futuro/ 5º G.P. CMtv (VPF/GPCMtv) coroando com êxito uma fuga de 87 quilómetros, conseguido a primeira vitória da carreira em Figueiró dos Vinhos.

Além da vitória da tirada que teve início em Castanheira de Pêra, com um total de 140,7 quilómetros assumiu a liderança da Juventude, camisola branca Aveiro ParqueExpo e saltou da 13ª posição para um lugar de pódio final, 3º da geral individual.
A etapa fica marcada pela muito chuva que caiu ao longo de todo o percurso, tendo a partida, com 73 corredores, sido dada sob forte chuvada e que tornou ainda mais complicada uma já de si difícil etapa com quatro contagens de montanha.
De camisola amarela Exclusivagora, Lucas Lopes (Rádio Popular/Paredes/Boavista) partiu com uma vantagem que lhe permitia acalentar a manutenção da mesma e nada melhor do que uma fuga para que tal viesse a suceder. A equipa boavisteira partia também com outro objetivo o de conquistar a liderança dos pontos, camisola verde Solverde.pt, por João Martins, o que viriam a conseguir.
Com 53 quilómetros percorridos deu-se a fuga do dia, onde o melhor classificado de um grupo de 13 corredores era Kieran Gordge (Óbidos Cycling Team) que estava a 3’30” do líder, o que permitia uma boa margem de gestão à equipa do professor José Santos. A vantagem máxima foi atingida na contagem de montanha de Bairradas a 26,7 quilómetros do final da etapa e a 5,7 quilómetros da primeira passagem meta em Figueiró dos Vinhos.
E foi na passagem por esta localidade a 21 quilómetros do final que Tiago Santos jogou a sua cartada, atacando na frente da corrida e ficando isolado na busca da sua primeira vitória como profissional. O jovem de Alcobaça que o ano passado correu na equipa suíça Q36,5 Continental e que como júnior se sagrou Campeão Nacional de Fundo em 2023, acabou por receber a companhia do espanhol Óscar Fuentes (Cortizo) e juntos rumaram à meta.
Atrás, o grupo de onze corredores foi-se desmembrando, o que tornou a perseguição da Rádio Popular/Paredes/Boavista menos complicada, com a fuga a chegar com pouco mais de dois minutos e meio, o que permitia a Lucas Lopes, sorrir e manter a amarela e também a liderança da montanha, camisola azul CMtv.
Tiago Santos (Anicolor/Tien) mostrou-se satisfeito com o triunfo justificando que “joguei tudo na primeira passagem pela meta e com a companhia do corredor espanhol foi mais fácil e depois o mais forte triunfou. Para a última etapa e apesar do 1’07” de desvantagem conheço bem as estradas e tudo pode ser possível”, concluiu.
O camisola amarela Lucas Lopes (Rádio Popular/Paredes/Boavista) sustentou que “os dois objetivos foram conseguidos, manter a amarela e conquistar a verde numa fuga que esteve sempre controlada. Os 55 segundos são suficientes ?? Têm que ser. Eu e equipa estamos preparados para tudo, numa etapa que é a mais longa da prova e onde se joga uma vitória na prova mais importante da categoria de Sub23. Tenho objetivo de regressar a correr no estrangeiro numa equipa de maior dimensão”, justificou.
Classificação da Etapa
1º- Tiago Santos/POR (Anicolor/Tien 21) 3:43:27 (média de 37,780 kms/hora), 2º- Óscar Fuentes/ESP (Cortizo) m.t., 3º- Kieran Gordge/RSA (Óbidos Cycling Team) a 1’08”, 4º- Miguel Dominguez/ESP (Rias Baixas) m.t e 5º- Tiago Nunes/POR (Porminho Team Sub23) a 1’15”
Classificação Geral
1º- Lucas Lopes/POR (Rádio Popular/Paredes/Boavista) 9:49:50, 2º- Diogo Pinto/POR (Credibom/ LA Alumínios/ Marcos Car) a 55”, 3º- Tiago Santos/POR (Anicolor/Tien 21) a 1’07”, 4º- Sergio Quevedo/ESP (Rias Baixas) a 1’12” e 5º- Duarte Domingues/POR (Credibom/ LA Alumínios/ Marcos Car) a 1’15”
Equipas: Cortizo
Pontos: Diogo Pinto/POR (Credibom/ LA Alumínios/ Marcos Car)
Montanha: Lucas Lopes/POR (Rádio Popular/Paredes/Boavista)
Juventude: Tiago Santos/POR (Anicolor/Tien 21)
4ª Etapa da 32ª VPF/ 5º GP CMtv- 4 de maio
Ansião-Praça do Município (12h00)-Leiria/Praia do Pedrogão (16h00)- 153,5 kms, a última e a mais longa etapa da prova.
MV’s: 27,7 kms (Freixianda), 87,7 kms (Porto de Mós ) e 120,8 kms (Marinha Grande) e PM’s (Kms): 11,1 (3ª) e 50,5 (4ª).
Sobre a 32ª Volta a Portugal do Futuro / 5º Grande Prémio CMTV
É uma parceria Podium Events e a Medialivre. A CMtv com acompanhamento em direto das partidas e chegadas aliando o esplendor da paisagem à vertente competitiva e outros órgãos do grupo, nomeadamente os jornais Record e Correio da Manhã que vão potenciar a cobertura mediática do evento.
A Exclusivagora dá nome à Camisola Amarela, a Camisola Verde, classificação por pontos, é apadrinhada pela Solverde.pt, enquanto a Camisola Azul, do prémio da montanha, contará com o apoio da CMTV. A Aveiro Parque Expo será a responsável pela Camisola Branca correspondente à classificação da juventude, destinada a atletas nascidos em 2005 e 2006.
Equipas Participantes
Portuguesas: Anicolor/ Tien 21, Aviludo/ Louletano/ Loulé Concelho, Credibom/ LA Alumínios/ Marcos Car, Earth Consulters/ Maia/ Frutas Monte Cristo, Efapel Cycling, Feirense/ Beeceler, GI Group Holding/ Simoldes/ Oliveirense, Óbidos Cycling Team, Porminho Team Sub23, Rádio Popular/ Paredes/ Boavista, Santa Maria da Feira/ Moreira/ Bolflex/ E.Leclerc, Soma Group/Lordelo/Paredes e Tavfer/ Ovos Matinados/ Mortágua.
Estrangeiras: Rias Baixas-ESP, Technosylva/ Maglia/ Bembibre Cycling Team-ESP e Velo Performance-IRL.
Vencedores de outras Edições
1ª edição-1993: Joaquim Gomes (Recer/Boavista)
6ª edição-1998: José Azevedo (Maia/Cin)
7ª edição-1999: Óscar Pereiro (Águas de Mondariz)- vencedor do Tour em 2006
11ª edição-2003: Daniel Moreno (Alcosto)
21ª edição-2013: António Carvalho (LA Alumínios/Antarte)
27ª edição-2019: Emanuel Duarte (LA Alumínios/LA Sport)
28ª edição-2021: André Domingues (Efapel)
29ª edição-2022: Gabriel Rojas (Essax)
30ª edição-2023: João Silva (Kelly/Simoldes/Oliveirense)
31ª edição-2024: Luca Bagnara (Team Polti/Kometa)