Jasmin Liechti é a vencedora da 5.ª Volta a Portugal Feminina Cofidis. A ciclista da NEXETIS segurou a camisola amarela na derradeira etapa, vencida por India Grangier (Team COOP-Repsol). Raquel Queirós (Atum General-Tavira-SC Farense) voltou a ser a melhor portuguesa, tanto na etapa como na classificação geral.

Foto: FPC/Paulo Maria
A etapa de todas as decisões teve início em Marvila, de onde o pelotão partiu rumo a Póvoa de Santa iria. O traçado de 89,1 quilómetros tinha duas contagens de montanha – Casal das Figueiras (3.ª cat, Km 33) e Cardosas (2.ª cat, Km 67,9) – que podiam agitar a luta pela classificação geral e um final em ligeira subida.
Após um início no qual o pelotão se manteve compacto e a um ritmo controlado – apenas 31 quilómetros percorridos na primeira hora -, Stina Kagevi (Team COOP-Repsol) mostrou as intenções da sua equipa com um primeiro ataque que a permitiu ganhar alguma margem e vencer o prémio de montanha de Casal das Figueiras. No entanto, seria alcançada antes da meta volante de Sobral de Monta Agraço (km 38,9), que seria vencida por Heidi Franz (Cynisca Cycling).

Foto: FPC/Paulo Maria
O aumentar do ritmo e o vento levaram a que o pelotão se partisse em dois grandes grupos, com a vantagem a aumentar rapidamente. Jasmin Liechti, camisola amarela, seguia no primeiro, e conseguiu também acompanhar o ataque de 16 corredoras na aproximação ao Prémio de Montanha de Cardosas, vencido por Natalie Quinn (Cynisca Cycling), que garantiu desde logo a vitória virtual da classificação da montanha, sendo que já envergava a camisola azul Inatel.
Do grupo de 16 corredoras, perseguido por outras sete, destacar-se-ia India Grangier, vencedora da edição de 2024, que cortou a meta ao fim de 2h22m52s, juntamente com Océane Mahé (Arkéa – B&B Hotels Women), e repetiu o triunfo na Póvoa de Santa Iria. O pódio ficou completo com Kiara Lylyk (Winspace Orange Seal), que chegou 10 segundos depois, no mesmo grupo da camisola amarela, quinta, e de Raquel Queirós, sétima e mais uma vez a melhor portuguesa na etapa.
O quinto lugar de Jasmin Liechti foi suficiente para segurar a liderança da classificação geral da Volta a Portugal Feminina Cofidis e, consequentemente, a camisola amarela Placard. Já a vitória de India Grangier permitiu-lhe subir ao segundo lugar, a 16 segundos. Heidi Franz completou o pódio, também a 16 segundos.
Entre as atletas portuguesas, Raquel Queirós esteve novamente em plano de evidência na prova que venceu em 2021. O sétimo lugar permitiu-lhe garantir a quinta posição da geral, a 24 segundos da liderança.
Nas restantes classificações, Amalie Dideriksen (Cofidis Women Team) foi quem conquistou mais pontos, consumando a conquista da camisola vermelha Cofidis. Na juventude, por sua vez, Kiara Lylyk conseguiu roubar a camisola branca IPDJ a Jenaya Francis (Winspace Orange Seal). A Team Coop – Repsol venceu a classificação por equipas.

Foto: FPC/Paulo Maria
Foto: FPC/Paulo Maria
Cai assim o pano sobre a 5.ª edição da Volta a Portugal Feminina Cofidis, que percorreu quase 520 quilómetros ao longo de cinco dias de competição. Tudo começou no Porto, na quarta-feira, e terminou na Póvoa de Santa Iria, Vila Franca de Xira, este domingo.