João Almeida assina contrato com a UAE Team Emirates por 5 Anos

PARTILHJE

João Almeida assinou um contrato de cinco anos com a UAE Team Emirates. O jovem de 23 anos, que nos últimos dois anos terminou no top-10 no Giro d’Italia, deixa a Deceuninck-Quick Step no final da temporada, tendo dois anos de consistência mas sem ainda ter vencido uma corrida do WorldTour.

Foto: Giro d’Itália

João Almeida teve uma passagem impressionante no escalão sub-23, terminando em segundo lugar no Giro de sub-23 atrás de Aleksandr Vlasov, em 2018 antes de se juntar à equipa de Patrick Lefevere no início da presente temporada.

Em 2021, depois de um início menos conseguido no Giro d’Italia, fez sexto lugar na geral, tendo acabado de perder o pódio em 2020 fechando em 4º Lugar, depois de ter vestido durante 15 dias a Maglia Rosa. A sua consistência tem-no visto terminar dentro do top-10 em todas as corridas do WorldTour que iniciou desde janeiro de 2020 – para além do Tour Down Under desse ano.

Foto: Giro d’Itália

“Estou ansioso por este novo capítulo na minha carreira e na minha vida.
Sinto que a mudança para a UAE Team Emirates está a chegar na altura certa e tenho a certeza que serei feliz nesta nova aventura. A equipa está a crescer todos os anos e mal posso esperar para fazer parte dela”, disse Almeida, tendo concordado em deixar Deceuninck na primavera, segundo o Lefevere.

“Sou uma pessoa bastante ambiciosa por natureza e vejo-me já a sonhar e a visualizar sobre o futuro e estou super entusiasmado com isso.”

Joxean Fernández Matxin, que tem atraído alguns dos jovens mais talentosos do mundo para a equipa nos últimos anos, elogiou as qualidades de Almeida. No início deste ano, a equipa contratou Juan Ayuso do escalão sub-23, enquanto o finlandês Fisher-Black foi retirado da equipa de desenvolvimento da Jumbo Visma.

“Almeida é um ciclista que conhecemos há muitos anos desde que era júnior e estamos muito satisfeitos por o receber na UAE Team Emirates. O João é um ciclista de grande qualidade e não temos dúvidas de que será um pilar forte na equipa. É um ciclista muito talentoso e versátil e tenho a certeza que vamos desfrutar de muitos grandes sucessos com ele no nosso plantel.

O nosso objetivo é fortalecer a equipa ano após ano e temos plena confiança de que o João trará grandes coisas ao grupo, tanto como atleta como como pessoa”, disse Fernandez.

Espera-se que a equipa anuncie o experiente trepador George Bennett nos próximos dias, bem como Marc Soler.

Ciclismo + TV