Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) confirmou o favoritismo e conquistou, nesta tarde desta terça-feira, em Mairiporã (SP), o título de campeão brasileiro de MTB XCO pela 16ª vez, a 7ª vez em Elites.
“Muito feliz com mais um título brasileiro. Enquanto eu estiver ativo quero ter essa bandeira no peito”, disse Avancini, que, no domingo, venceu pelo segundo ano seguido o título nacional do short track (XCC) e hoje o título de (XCO) .
Na Elite masculino, 29 competiram a prova com cinco voltas no circuito de 4.810 metros com 180 metros de altimetria em cada volta. Avancini venceu com o tempo de 1h19min35s. Luiz Henrique Cocuzzi (4Fun) ficou em 2º, a 1min01s, e José Gabriel (Oggi) em 3º, a 2min08s.
Top 10 da Prova:
Nas Elites femininas, a vencedora foi Karen Olímpio (Audax), que já tinha conquistado o título nacional do short track (XCC) no domingo.
“Eu consegui entregar tudo hoje e anteontem”, disse a nova campeã brasileira de MTB XCO, que tem como objetivo conquistar uma vaga para disputar os Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Na primeira volta, Hercilia Najara (TSW Racing) largou forte, seguida de perto por Karen Olímpico, Isabella Lacerda e Letícia Cândido (Specialized Brasil), com Raiza Goulão (Oggi) um pouco atrás. Na primeira subida, Isabella acelerou e apenas Karen Olímpio acompanhou. Hercilia Najara e Letícia Cândido estavam a 15 segundos.
Na segunda volta, Isabella ficou para trás e Karen Olímpio, na ponta, completou a terceira volta na ponta, com 50 segundos de vantagem. Na quarta e última volta, a atleta manteve a vantagem e conquistou vitória solo.
Letícia Cândido terminou em 2º lugar e Isabella Lacerda foi a 3ª colocada.
Top 10 da Prova: