Mário Costa e Joana Monteiro vencem a 2ª Prova da Taça de Portugal de XCO em Abrantes

PARTILHJE

A Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde dominou hoje as corridas de elite da segunda prova da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), em Abrantes. Os vilacondenses impuseram-se através de Mário Costa e de Joana Monteiro, que também passaram a comandar a classificação geral da Taça.

A corrida masculina de elite manteve os adeptos presos à incerteza até final. Apesar de Mário Costa se ter destacado da concorrência, nunca conseguiu abrir um espaço demasiado significativo para os rivais, mantendo a expectativa.

Mário Costa venceria com 33 segundos de vantagem sobre Roberto Ferreira (Guilhabreu BTT) e 50 segundos à melhor sobre Ricardo Marinheiro (Clube BTT Matosinhos). O melhor sub-23 foi Alberto Barroso (SportBici/Mundo Furgonetas), quarto da geral absoluta.

Joana Monteiro foi a mais forte na corrida feminina de elite. Depois do segundo lugar no arranque da Taça, em Melgaço, a famalicense bateu toda a concorrência em Abrantes e assumiu o comando da geral da Taça.

Na prova de hoje cortou a meta com 1m28s de vantagem sobre Lara Lois (Motobike) e 5m40s sobre Ana Tomás (BTT Seia), que a acompanharam no pódio. Ana Fernandes (Strix Bike Team), quarta na linha de meta, foi a melhor sub-23 em pista.

A corrida masculina de juniores assistiu a um duelo animado, que terminou com os três primeiros separados por menos de um minuto. Guilherme Barros (24 horas Altimetria/Ontrack) venceu, deixando Rafael Sousa (Guilhabreu BTT) e Artur Mendonça (BTT Loulé/Elevis) a 21 e 42 segundos, respetivamente.

O desfecho da prova feminina de juniores foi mais desequilibrado. Mariana Líbano (Guilhabreu BTT) destacou-se de toda a concorrência, vencendo com uma margem de 2m49s sobre a segunda classificada, Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais). A terceira, Beatriz Sousa (24horas Altimetria/Ontrack), gastou mais 3m41s do que a vencedora.

As corridas de cadetes foram vencidas por David Vizcaino (Club Gr 100 MTB) e por Beatriz Guerra (BTT Loulé/Elevis). Em paraciclismo o melhor foi Ivo Pereira (Róódinhas/Master Vantagem).

Entre os veteranos impuseram-se os masters 30 Ismael Graça e Ângela Gonçalves (Korpo Activo/Penacova), os masters 40 Martinho Saragoça (Róódinhas/Master Vantagem) e Virgínia Moreira (Saertex Portugal/Edaetech), o master 50 António Sousa e o master 60 Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova).

A Axpo/FirstBike Team/Vila do Conde impôs-se por equipas.
A terceira corrida da Taça de Portugal de XCO vai disputar-se em Lousada, no dia 1 de maio.

CLASSIFICAÇÃO COMPLETARANKING

Ciclismo + TV