A Seleção Nacional de pista competirá na segunda ronda da Taça das Nações, que irá disputar-se no Cairo, Egito, entre 14 e 17 de março. É mais um evento pontuável para o ranking de apuramento para os Jogos Olímpicos de Paris’2024.
Com o foco totalmente colocado na qualificação olímpica, não está ainda decidido se Portugal se fará representar na disciplina de eliminação. Certa é a presença em todas as corridas olímpicas.
João Matias (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua) foi convocado para disputar o omnium masculino, agendado para o dia 16. Antes do concurso, será necessário passar a manga de qualificação, marcada para as 9h00. O concurso propriamente dito arranca com o scratch, às 16h00, seguindo-se a corrida tempo (16h41), eliminação (17h47) e a corrida por pontos (18h34).
O dia seguinte será o mais preenchido para a Seleção Nacional. Maria Martins (Fenix-Deceuninck) tem a responsabilidade de vestir as cores nacionais no omnium feminino, cuja qualificação acontece às 8h50. O scratch que abre o concurso está marcado para as 16h00, antecedendo a corrida tempo (16h40), a eliminação (18h06) e a corrida por pontos (18h53).
Também no dia 17 é a vez de Portugal ser representado pela dupla composta por Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) e Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA) na disciplina de madison. Está prevista também rondas de qualificação nesta prova, a partir das 12h20. Caso consigam o apuramento, os portugueses disputam a final às 17h00.
A etapa egípcia da Taça das Nações é o terceiro evento pontuável para a qualificação olímpica. Após o Campeonato da Europa e a ronda indonésia da Taça das Nações, Portugal está bem colocado nos rankings olímpicos de omnium, no oitavo lugar, e de Madison, no terceiro posto entre todos os países mundiais. No setor feminino, como Maria Martins falhou por doença o concurso de omnium em Jacarta, Portugal segue na vigésima posição, mas com margem clara para recuperar posições para dentro dos lugares de apuramento, até porque contam os melhores dois resultados em corridas da Taça das Nações.
No caso de o selecionador nacional, Gabriel Mendes, decidir a participação na disciplina de eliminação, que não é olímpica, será essa a prova a abrir a participação nacional, no dia 15.