O ciclista holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck) venceu a 120.ª edição da clássica París – Roubaix, terceiro Monumento da temporada, disputado este domingo em França num percurso duro de 256,6 quilómetros com partida em Compiègne e chegada a Roubaix.
O traçado exigente da prova, conhecido como o “Inferno do Norte”, incluiu 29 troços de pavé totalizando 54,5 quilómetros.
Sozinho, Mathieu van der Poel venceu no velódromo de Roubaix, à frente dos belgas Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck) e Wout van Aert (Wout van Aert), segundo e terceiro fechando o pódio da ‘mãe de todos as clássicas’.
As hostilidades entre os favoritos eclodiram a 100 quilômetros do fim, quando o Jumbo-Visma de Wout van Aert fez um ataque que foi decisivo. Como resultado, um grupo foi formado que incluía o próprio Van Aert, o holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck), o suíço Stefan Küng (Groupama-FDJ), o belga Jasper Philipsen (Alpecin-Deceuninck), o italiano Filippo Ganna (Ineos-Grenadiers) e o alemão John Degenkolb (DSM), entre outros.
Quase no início do Carrefour de l’Arbre, a 17 quilómetros do fim, Van der Poel abriu gás e saiu sozinho em busca do seu segundo Monumento da temporada após a vitória em Milão-San Remo.
Um total de 175 ciclistas de 31 nacionalidades diferentes e pertencentes a 25 equipas deram a partida na 120ª edição do Paris-Roubaix, onde após as duas primeiras horas da prova já tinham sido percorridos os primeiros 100 quilómetros.
Mathieu van der Poel sucedeu ao holandês Dylan Van Baarle, vencedor da última edição.
Rui Oliveira (UAE Team Emirates) foi o melhor português, em 52º lugar a 6:48 e André Carvalho (Cofidis) ficou no 94º lugar a 17:03 de Mathieu van der Poel.
Vídeo de resumo da prova:
Top 10 da París – Roubaix 2023:
- Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck) – 5:28:41
- Jasper Philipsen (BEL/Alpecin-Deceuninck) a 0:46
- Wout van Aert (BEL/Wout van Aert) a 0:46
- Mads Pedersen (DEN/Trek-Segafredo) a 0:50
- Stefan Küng (SUI/Groupama-FDJ) a 0:50
- Filippo Ganna (ITA/Ineos Grenadiers) a 0:50
- John Degenkolb (GER/DSM) a 2:35
- Maximilian Walscheid (GER/Cofidis) a 3:31
- Laurenz Rex (BEL/Intermarché-Circus) a 3:35
- Christophe Laporte (FRA/Jumbo-Visma) a 4:11